Trepadeiras

Trepadeiras

Trombeta Chinesa

Cultivo:

Desenvolve-se com tutores, que podem ser treliças, cercas, muros, caramanchões e pérgulas.
É uma planta bastante vigorosa e rústica, resistindo bem em regiões de climas mais frios, embora temperaturas abaixo de 15 ºC ocasionem a queima dos ponteiros, resultando em menos inflorescências no verão. 
Exposição soleada ou à meia sombra com solo bem drenado.
As regas para esta planta devem ser abundantes e espaçadas.
Desenvolve-se bem em solos arenosos, ou areno-argilosos levemente alcalinos. 
Fazer a cova de plantio maior que o torrão, colocar cerca de 500 gramas de adubo de aves bem decomposto, 100 gramas de farinha de ossos e composto orgânico ou húmus de minhoca, misturando bem.
Colocar o torrão, preenchendo as laterais da cova com a mesma mistura.
Usar um tutor simples para direcionar a planta para a cerca ou muro. 
Regar bem. Nos próximos dias, se não chover, regar todos os dias.
trombeta chinesa - campsis grandiflora

Paisagismo e uso decorativo:

É uma planta que havia sido esquecida em prol de arbustos outras mais na moda, mas que retorna ao paisagismo por conta de novas abordagens do lazer que pode se desfrutar em casa, como das pérgulas construídas para que as pessoas possam sentar e curtir a natureza.
Esta planta atrai beija-flores e borboletas.Para longas cercas, entradas e muros altos também podem ser decorados com ela.
Uma idéia que gostaríamos de passar aos paisagistas e jardineiros amadores, é que esta planta, devido ao seu crescimento vigoroso, poderia ser aproveitada em locais sem pisoteio ou à meia sombra sob árvores como uma cobertura de altura média do espaço.
Ipoméia Rubra
Nome Científico: Ipomoea horsfalliae

Nome Popular: Ipoméia-rubra, Trepadeira-cardeal
Família: Convolvulaceae
Origem: Índias Orientais
Ciclo de Vida: Perene
A ipoméia-rubra é uma trepadeira semi-lenhosa e volúvel, de crescimento moderado. Ela apresenta folhas perenes, palmadas, com cinco a sete folíolos verde-escuros e brilhantes. Os botões florais se assemelham a pequenos frutos. As flores são grandes, em forma de funil e de textura cerosa. Na forma típica são de cor vermelho-bordô, mas ocorrem variedades de flores brancas-rosadas, roxas e rosas-arroxeadas, mais raras em cultivo. Elas têm estames longos com anteras de cor creme. As flores da ipoméia-rubra são muito atrativas para os beija-flores, abelhas e borboletas.
É uma trepadeira tropical vigorosa, própria para revestir grades, treliças, cercas ou pérgolas. Apesar de delicada no seu primeiro ano, após seu pleno estabelecimento, ela se torna bastante resistente.
Dipladênia
  • Nome Científico: Mandevilla splendens
  • Nome Popular: Dipladênia
  • Origem: Brasil
  • Ciclo de Vida: Perene
A dipladênia é uma trepadeira semilenhosa e volúvel, conhecida internacionalmente por sua belíssima floração. Ela apresenta folhas perenes, com nervuras bem marcadas e de coloração verde-escura. Sua floração é mais intensa na primavera e verão, mas pode se estender por todo ano em regiões de clima quente.
 As flores da dipladênia geralmente são simples e de coloração rósea com o centro amarelo, mas podem ser dobradas e totalmente rosas, vermelhas ou brancas.
O sucesso da dipladênia no paisagismo é indiscutível. Ela é muito rústica e precoce, florescendo desde jovem. Devido à característica de não adensar muito sua folhagem, é adequada para cobrir suportes leves ou estruturados como caramanchões, grades, treliças, arcos, cercas e colunas, entre outros. Seu porte é médio, podendo alcançar cerca de 2 a 3 metros de altura. Também pode ser cultivada em vasos grandes e jardineiras, desde que lhe seja oferecido suporte. 
Deve ser cultivada sob sol pleno ou meia-sombra, em solo fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado moderadamente. Não tolera encharcamento, frio intenso ou geadas. Pode ser cultivada no litoral, tolerando a salinidade do solo. Fertilizações mensais, ricas em fósforo, nos meses quentes estimula intensas florações. É tolerante a podas, que devem ser efetuadas preferencialmente no inverno. 
Lágrima de Cristo -

 Planta trepadeira semi-lenhosa. Pode ser cultivada à meia-sombra de preferência recebendo o sol da manhã. Regas regulares e adubação rica em fósforo, com adubo orgânico e NPK 10-10-10.


Floresce o ano todo.














Tumbérgia Azul
Nome Técnico:Thunbergia grandiflora Roxb.

Originárias da Índia.

Arbusto semilenhoso, tipo liana, de ramos flexíveis, muito vigorosa e de crescimento rápido.Necessita de sol, mas aceita locais de sol pela manhã apenas, solo fértil e bem drenado.
Excelente para cobertura de pérgulas e caramanchões, mas é em muros e cercas que fica melhor, derrubando-se em longos ramos floridos.
Pode ser consorciada com outra do mesmo gênero, a Dama-da-noite, isto é, misturando-se as cores branca e azul, num belo efeito ornamental.
Dama-da-Noite
Origem: América Central e América do Sul


É uma opção muito interessante para jardins visitados à noite ou à tardinha. Os botões de flores, assim como a folhagem escura e viçosa, são muito decorativos de dia . A dama-da-noite é uma espécie muito rústica, e pode ser cultivada em vasos e jardineiras, assim como diretamente no solo.
E você pode ainda combinar a dama-da-noite com a tumbérgia azul, assim você vai garantir flores pela manhã com a tumbérgia azul e a dama-da-noite.




Rica Sulina ou Sete-Léguas.
Nome Técnico:Podranea ricasoliana Sprague.

Arbusto do tipo trepadeira semilenhosa, ramos longos e flexíveis, muito vigorosa e de crescimento rápido. 
Devido a suas proporções é quase impossível medir seu tamanho.


As flores são na cor rosa, em forma de trombeta, reunidas em inflorescências terminais, com florescimento abundante. É muito usada no país todo para pergolados, arcos, muros e cercas, mas é em muros de arrimo onde atinge sua real potencialidade, caindo de paredões de pedra fazendo belo efeito.
 Voc~e pode ainda combinar a Rica-sulina com a Ipoméia e ter um belo efeito de tons rosa claro e púrpura.

Jasmim-da-Índia -
Nome científico - Quisqualis Indica

O Jasmim-da-índia se caracteriza por produzir flores que mudam de cor. Elas nascem brancas e com o tempo se tornam vermelhas.

Muito utilizada no paisagismo, desde que lhe seja oferecido suporte adequado. Pode formar maciços ou ser conduzido como trepadeira.
As podas devem ser realizadas sempre após o florescimento

De crescimento rápido, esta trepadeira cobre muito rápido caramanchões.


* Você encontra todas estas trepadeiras na Chácara & Jardim.
   Contato: 85-3476.3772