Dicas

 Plantas em Ambiente Interior

     Volta e meia recebemos em nossa loja pessoas que se dizem não saber cuidar de suas plantas de dentro de casa ou mesmo em suas varandas. E fazendo uma visita ao local ou mesmo conversando descobrimos que os fatores causadores da planta debilitada são realmente os cuidados dispensados errados.
o lado
    Então vamos lá:
    1- Plantas em vaso só irão "beber" água se você regá-la. Sabe aquela sua viagem de 4-5 dias? Pois é...a plantinha na maioria dos casos, não aguenta tantos dias de sede. Neste caso a dica é você adquirir um gotejador  que vai alimentar sua plantinha de água na medida do necessário. E assim, quando você voltar sua plantinha estará linda te esperando.

Existem no mercado estes tipos
de adaptadores de garrafa pet
e outros gotejadores menores para
vasos pequenos.(foto à direita)

Ao lado você vê a palmeira
Ráphis, vendida por hastes
e que adapta-se muito bem
à ambientes internos, podendo
inclusive ser mantida em
ambiente com ar condicionado.
Por isso mesmo tornou-se um
ícone em espaços como escritórios,
clínicas, salas de estar, sempre
empregando elegância onde é situada.


2- Outra coisa comum é exatamente acontecer o contrário: você encharcar sua plantinha de água. Acostumada com a necessidade das plantas em oda planta encontra-se longe de sol e de vento,
o que ocasiona menor evaporação por parte desse água. Então o que acontece é que esse encharcamento
acarretará o apodrecimento da planta,levando-a ao amarelamento das folhas e com o tempo o perecimento de toda a planta. A melhor dica de como regá-la? Ao adquirir sua plantinha tenha um carinho especial para com ela: experimente na primeira semana tocar com a mão a terra do vaso- se ela estiver seca regue-a com 1,5 l de água sempre distribuindo essa água e não apenas jogando toda a água em um único lugar. Se no entanto, a terra estiver úmida não molhe mais.

Jardim Saudável - Manutenção




    Cada vez mais as pessoas saem dos apartamentos e optam por morar em casas. O diferencial maior é exatamente possuir uma área externa, um jardim. Como mantê-lo saudável?
Antes de mais nada é importante ter em mente que plantas são seres vivos e como tal precisam de alguns cuidados para a sobrevivência e saúde. Se seu jardim ainda não está montado, procure um especialista, no caso um paisagista que irá orientá-lo, desenvolver um projeto de acordo com seu uso, se é um espaço para lazer de crianças, idosos. Um lugar para curtir com amigos, ou mesmo contemplativo.
   Aspectos na fundação do jardim são essenciais. Como o solo em que a planta irá se desenvolver. Entulhos, muito comuns em obras impossibilitam o crescimento de algumas espécies, causando assim um atrofiamento da planta.
   Para um jardim já existente,  fatores como adubação, podas de formação,  espécies adequadas ao local onde foram plantadas, controle de pragas e ervas daninhas  são fundamentais na solução de um espaço onde natureza e beleza se integram resultando num agradável jardim.
  
   Se suas plantas apresentam amarelamento do verde, pragas como aqueles pontinhos pretos nas folhas, ou mesmo branquinhos peça a visita de um profissional que verifique as condições das plantas e receite a pulverização adequada. Ou, mesmo leve um galhinho numa loja especializada para averiguação do profissional.

Sara Mota, Paisagista e Designer de Interiores